21 de junho de 2015

Receita de Comidas típicas junina

PAMONHA ASSADA
*Receita Bonduelle

Ingredientes
3 latas de milho em conserva
200ml de leite de coco
1 xícara (chá) de leite
1 ½ xícara (chá) de açúcar
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
Modo de preparo
Escorra o milho. No liquidificador, bata o milho, o leite de coco, o leite, o açúcar, os ovos, a margarina e o sal. Coloque em uma assadeira untada com margarina e asse no forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora ou até dourar.

BOLO DE MANDIOCA

Ingredientes
500g de mandioca
200g de açúcar refinado
2 ovos inteiros
3 gemas
2 colheres sopa de manteiga
1 pitada de sal
250ml de leite de coco
Cobertura:
Raspa de um limão
1 colher açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo
Passe a mandioca em água corrente e escorra. Coloque-as em uma tigela, adicione o leite de coco e aqueça a mistura no microondas por 2 minutos. Coloque a mistura no liquidificador e bata bem. Acrescente os ovos inteiros, a manteiga, o sal e o açúcar até ficar bem homogêneo. Unte uma forma de pão, 12 x 24 cm, e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e raspas de limão. 

MILHO VERDE COM MANTEIGAS ESPECIAIS

Ingredientes:
Manteiga de Cebola e Salsa
200g de manteiga
1 dente de alho
1 cebola roxa
1 xícara (chá) de salsinha
Sal e pimenta-do-reino
Manteiga de Pimentão
200g de manteiga
1 colher (chá) de coentro moído
1 pimentão vermelho
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino
Manteiga de Mostarda
200 g de manteiga
3 colher (sopa) de mostarda
2 colher (chá) de orégano
Sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes no processador e pronto. Utilize as manteigas para temperar seu o milho verde.

CURAU COM PAÇOCA LIGHT

Ingredientes
400 g de milho em conserva
4 copos de leite desnatado
4 col. (sopa) de adoçante granular
1 col. (sopa) de margarina light
2 col. (sopa) de amido de milho
3 paçocas esfareladas
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo
No liquidificador, bata o milho com dois copos de leite e peneire. Acrescente o restante do leite e misture. Junte os demais ingredientes e cozinhe em fogo brando até obter um creme. Divida em oito taças e polvilhe a canela. Esfarele grosseiramente mais três unidades de paçoca e coloque sobre o curau já gelado.

BRIGADEIRO DE MILHO VERDE

*Receita Divino Fogão

Ingredientes
400g de leite condensado
15g de margarina
395g de milho verde
75 ml de leite integral
Forminhas de papel para brigadeiro

Modo de Preparo:
Bata o milho verde com o leite no liquidificador até dissolver totalmente o milho. Coloque em uma panela o leite condensado, a margarina e o milho. Cozinhe os ingredientes até desprender da panela. Deixe esfriar. Enrolar como o brigadeiro e coloque nas forminhas.

MAÇÃ DO AMOR

Ingredientes
4 maçãs vermelhas
4 palitos de picolé
½ xícara (chá) de água
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de glicose de milho
½ xícara (chá) de corante alimentício vermelho
Modo de preparo
Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir. Dica: para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria - ela deverá formar fios duros.

COCADA DE FORNO

Ingredientes
1 coco ralado fresco (300 g)
3 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos batidos
Modo de preparo
Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Transfira a mistura para um refratário e leve ao forno por 20 minutos ou até ficar cremosa. Se quiser, sirva quente com uma bola de sorvete de creme.

PIPOCA CARAMELADA

Ingredientes
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de milho para pipoca
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Em uma panela própria para fazer pipoca, ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva, em seguida, em tigelas. Dica: se você não tiver a panela própria, mexa para cima e para baixo a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

CANJICA

Ingredientes
1 1/3 de xícara (chá) de milho branco para canjica
4,5 litros de água
1 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de leite
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
Canela em pó e amendoim torrado a gosto

Modo de preparo
Numa tigela grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra. Na panela de pressão, junte o milho e a água restante, tampe e cozinhe em fogo alto até começar a chiar. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 45 minutos ou até o milho ficar macio. Coloque a panela sob água corrente e deixe sair todo o vapor. Abra e escorra o líquido. Transfira o milho novamente para a panela. Junte os demais ingredientes e mexa com uma colher de pau. Cozinhe em fogo alto, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa.  Distribua a canjica em 12 tigelas pequenas. Sirva quente ou fria, polvilhada com canela e amendoim torrado.

QUEIJADINHA

Ingredientes
3 e ¼ xícaras (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) rasadas de manteiga 
1 e ¼ xícara (chá) de água (250ml) 
½ xícara (chá) de farinha de trigo 
2 e ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado (200g) 
6 ovos
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Ferva o açúcar com a água. Junte o coco e o queijo e volte ao fogo até obter ponto de fio grosso. Fora do fogo adicione a manteiga e, aos poucos, a farinha, para não empelotar. Depois de frio, acrescente os ovos bem batidos. Distribua nas forminhas untadas e asse no forno preaquecido a 200°C até dourar. 

PÉ-DE-MOLEQUE

Ingredientes
½ quilo de amendoim torrado e sem pele
300 gramas de açúcar cristal
½ copo de água
1 lata de leite condensado
Margarina e farinha (para untar a forma)
Modo de preparo
Debulhe o amendoim. Separe uma panela de alumínio (modelo grosso). Coloque o amendoim, adicione o açúcar e mexa com ½ copo de água. Leve ao fogo até engrossar a mistura - ou até os conteúdos começarem a desprender da panela - e jogue o leite condensado, mexendo por mais 10 minutos. Coloque o doce em uma forma untada com margarina e farinha. Corte o doce cerca de 5 minutos depois e 

MARIA-MOLE

Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
5 colheres (sopa) de água fria
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de coco fresco ralado

Modo de preparo
Junte a gelatina à água e leve ao fogo em banho-maria para amolecer. Adicione o creme de leite, o leite condensado e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente refratário retangular de 30 x 20 cm e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas ou até que esteja firme. Corte em cubos, passe pelo coco e sirva em seguida.

TORTA SALGADA DE MILHO VERDE

Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 g e 2 colheres (sopa) de margarina
1 ¼ de xícara (chá) de leite
1 ovo
3 latas de milho verde
1 cebola pequena picada
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque 150 g de margarina, o ¼ de xícara (chá) de leite, o ovo, o sal e misture, aos poucos, 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo. Trabalhe a massa com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea e lisa. Faça uma bola e reserve. Prepare o recheio: no liquidificador, bata 1 xícara (chá) de água da conserva de milho e duas latas de milho escorridas até formar um purê. Passe na peneira. Em uma panela, aqueça o restante da margarina e refogue a cebola. Junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, toste um pouco e acrescente 1 xícara (chá) de leite. Mexa rapidamente para não empelotar, junte o purê de milho peneirado, o milho restante, sem a água, e o queijo. Cozinhe em fogo baixo até engrossar e deixe esfriar. Com a massa, forre o fundo e as laterais de uma forma média de aro removível. Espalhe o recheio e asse no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 40 minutos ou até dourar.

PUDIM DE CANJICA

Ingredientes
Massa:
1 vidro pequeno de leite de coco
1 colher de sopa de amido de milho
280g de canjica
1 lata de leite condensado
Mix de gergelim torrado (1x1 de gergelim preto e branco)
Calda:
1 xícara açúcar
1 xícara de água
Modo de Preparo
Massa:
Bata em um liquidificador todos os ingredientes da massa, exceto o mix de gergelim.
Calda:
Em um recipiente, dilua o açúcar na água. Esquente uma panela e adicione a mistura. Deixe ferver em fogo baixo até que caramelize – não deixe queimar (não mexa para não açucarar).
Montagem
Em forma de pudim espalhe o caramelo. Adicione a massa de pudim, coloque em uma forma com água para que asse em banho-maria. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 30min. Desenforme (ainda morno) e reserve na geladeira até gelar. Polvilhe o mix de gergelim sobre o preparado na hora de servir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário